A contabilidade gerencial é um dos instrumentos mais poderosos para subsidiar a administração de uma empresa. Seus relatórios abrangem os diferentes níveis hierárquicos e funcionam como ferramentas indispensáveis nas tomadas de decisões, causando forte influência no processo de planejamento estratégico empresarial e no orçamento.
Suas técnicas são personalizadas para atender a cada tipo de empresa, desenvolvidas para atender as necessidades de seus usuários, podendo ser voltada para a entidade como um todo ou em partes. Realiza ainda controles específicos como, por exemplo, o controle de custos de produção para formação do preço de venda e trabalhos voltados ao gerenciamento do fluxo de caixa.
Todas as empresas, independentemente de seu porte, devem utilizar a contabilidade gerencial para direcionar seus negócios, utilizando-a também como um instrumento de análise de desempenho e de monitoramento dos resultados auferidos, pois tal prática proporcionará segurança nas operações presentes e futuras, através de um planejamento estratégico.
Ram Charan – Consultor e autor de livros sobre gestão e inovação.
Ele é a razão da existência de qualquer negócio.
São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.